O OBD2 - abreviação de diagnóstico a bordo - é um equipamento mecânico encontrado principalmente em veículos. Seu objetivo principal é desviar as atividades e vitais dos referidos veículos, determinando assim a energia e a funcionalidade elétricas gerais.

Simplificando, você pode imaginar o OBD2 como uma espécie de scanner de imagem , pois as informações serão exibidas em uma tela.

Por mais eficaz que pareça, esse sistema eletrônico ainda pode ser defeituoso às vezes. Na maioria dos casos, a mecânica culparia o fusível OBD2 soprado .

Então o que é? Como você pode identificar esses sintomas desde o início e quais são algumas soluções oportunas? As respostas estão no artigo abaixo.

O que causa um scanner OBD2 com defeito?

Scanner de código ODB2

A porta OBD2 não está funcionando no seu carro não é estranha a proprietários de carros de longa data, pois todos os veículos devem encontrar complicações de engenharia elétrica .

Existem várias razões por trás de um leitor de código OBD2 que não está lendo . No entanto, a fonte mais comum do problema está no suprimento de eletricidade .

Quando o fusível - atuando como um conector elétrico entre a energia do soquete e o dispositivo - é soprado, o carro inteiro desliga. Portanto, o OBD2 não tem energia para executar seus testes.

Como consertar o fusível OBD2 soprado

A maneira mais fácil é verificar a luz do motor de verificação. Se algum dos componentes do carro estiver inativo, a luz continuará piscando para alertar os motoristas.

Quando você tem um ODB2 com defeito sem aviso prévio na placa principal, a tomada de energia auxiliar de automóvel deu errado.

Agora que você identificou a causa, vamos ver como resolver esse acidente de fusível de equipamento elétrico .

Etapa 1: determine o local do fusível OBD . Isso pode ser complicado no começo, pois todos os veículos têm pelo menos algumas caixas de fusíveis . Geralmente, você encontrará um logo atrás do painel, um no tronco de carros e outro sob o capô.

Você pode apontar qual pertence ao OBD, procurando as seguintes inscrições, incluindo DLC, OBD II, 12V Power Point ou porta acessória.

Se a pesquisa for inútil, sempre há um manual para se recorrer. Você não apenas poderá identificar seu paradeiro, mas também conhecerá outras informações necessárias, como classificação, aplicativos, tipo, cor, etc.

Etapa 2 : verifique as condições do fusível. Tudo o que você precisa fazer é encontrar a alça colocada na extremidade traseira da tampa da caixa de fusíveis.

Puxe para baixo lentamente enquanto segura uma lanterna dentro da caixa. Examine de perto se há rachaduras, amolgadelas ou partes quebradas.

Etapa 3 : substitua o fusível. Certifique -se de que o fusível recém -comprado seja compatível com a sua tecnologia de carro, ou então, tê -lo soprado será uma questão de tempo.

Preste atenção extra ao tamanho do fusível, pois a maioria dos fusíveis soprados é por causa de especificações desconhecidas.

Se você deseja uma opção segura, escolha qualquer coisa entre 15 e 20 amp. Mas não se esqueça de conferir as recomendações dos fabricantes, pois os números podem variar de um modelo para outro.

perguntas frequentes

1. Por que o fusível da porta OBD tende a soprar?

OBD2 a bordo de carro de diagnóstico

O fusível responsável por ativar a porta OBD também é o que alimenta outros soquetes de 12V, incluindo o isqueiro. Como muitos dispositivos dentro do veículo desenham energia dessa fonte, você pode esperar uma sobrecarga em breve.

Portanto, você pode querer guardar itens de alto consumo, como carregadores de telefone, massagers portáteis ou fãs. Dessa forma, o fusível tem uma chance maior de não ser danificado.

2. Existe alguma outra razão por trás de um OBD2 com defeito?

Isso sem mencionar como uma sobrecarga elétrica pode arruinar a qualidade de construção do plugue.

OBD 2 Conecte -se ao carro

Como estamos falando sobre o plugue do scanner, é melhor você também examinar seus pinos internos. Para que a transmissão de energia funcione sem problemas, os pinos devem se alinhar com a porta, não dobrados em nenhuma direção.

Esses defeitos e como corrigi -los são óbvios, o que significa que você não precisa gastar muito tempo procurando a solução. Basta comprar um novo plug e ta-da, você terminou!

3. Qual é a diferença entre OBD1 e OBD2?

O OBD1 era a versão original do scanner, que era popular antes de 1996. No entanto, os EUA emitem que todos os veículos em circulação após o tempo acima mencionado tiveram que substituir o OBD1 pelo OBD2 para uma melhor supervisão.

Conclusão

Ter um fusível OBD2 soprado pode ser um pesadelo para os motoristas, especialmente se você não souber como corrigir a situação. É quando a diretriz é útil, portanto, leia -a bem!