Tanto os ressonadores quanto os conversores catalíticos desempenham papéis críticos em automóveis.

No entanto, diferentemente da crença comum para iniciantes de que os dois estão relacionados (ou mesmo idênticos), esses dispositivos se encarregam de compartimentos e funções completamente diferentes no sistema operacional.

O artigo de hoje se aprofundará no ressonador versus os principais recursos do conversor catalítico e como se pode diferenciá -los.

O que é um ressonador?

Os veículos que parecem extraordinariamente altos indicam problemas técnicos com pelo menos um desses dois dispositivos.

O que é um conversor catalítico?

Os sistemas de escape modernos introduzem vários recursos de controle de emissão para tornar os carros operação ecológica.

E entre eles, os conversores catalíticos têm o papel mais significativo.

Um conversor catalítico típico reduz a quantidade de poluentes nocivos, transformando o gás de combustão em substâncias menos tóxicas ( dióxido de carbono ou vapor de água, por exemplo).

Abaixo está um resumo de como funciona:

  • Os conversores catalíticos geralmente estão localizados abaixo dos carros, com dois tubos enormes conectados: a entrada e a saída.
  • O gás que entra na entrada é explodido ao viajar pelo catalisador, causando uma cadeia de reações químicas. Durante o processo, os poluentes são separados.
  • Agora transformado em gás menos tóxico, a substância completa sua viagem através do tubo de saída (ligado ao tubo de escape).

Resonador vs conversor catalítico: Quais são suas principais diferenças?

Posição no sistema de escape

Parte da razão pela qual os dois dispositivos são frequentemente confundidos entre si é que ambos estão no sistema de escape de carros.

No entanto, um olhar mais próximo revela grandes diferenças em sua colocação. Os ressonadores estão localizados mais perto da entrada de escape (e perto do silenciador, como discutido acima).

Enquanto isso, os conversores catalíticos estão dentro da vizinhança imediata de motores de carro e cabeçalhos/coletores de escape, garantindo que o gás prejudicial seja tratado corretamente antes da liberação.

Legalidade e necessidade

E escusado será dizer que os conversores catalíticos assumem um papel importante para garantir que você permaneça cumpridor da lei a esse respeito.

A remoção dos conversores definitivamente leva ao seu carro que não a falha nos testes de emissão das autoridades e a violar as leis ambientais; Prepare -se para as multas e penalidades esperadas.

Efeitos na energia do motor e na eficiência geral

Quais são os benefícios dos ressonadores e conversores catalíticos?

Benefícios dos conversores catalíticos

  • Benefícios para a saúde. A estrita conformidade com as leis de emissão/ambiental claramente faz bem à sua saúde. Os riscos de problemas cardiovasculares e respiratórios (geralmente ligados à má qualidade do ar) serão significativamente reduzidos.
  • Redução da poluição sonora (até certo ponto) . Com maiores reduções de emissões, o controle de ruído do escape também melhora até certo ponto, contribuindo ainda mais para o seu conforto geral de direção.

Perguntas frequentes

Posso remover conversores e ressonadores catalíticos?

Sim, para ressonadores, e um grande não para conversores catalíticos.

Quer você goste ou não do último, eles são considerados pelas autoridades como peças obrigatórias de carros e devem ficar lá a todo custo (exceto quando são necessárias substituições).

Um ressonador e conversor catalítico podem ser usados ​​juntos em um sistema de escape?

o conversor ressonador versus catalítico foram estabelecidas muito claramente no meu artigo.

Para encurtar a história, os ressonadores lidam com ruídos de gritos e podem ser removidos ou instalados à vontade.

Enquanto isso, os conversores catalíticos devem permanecer 100% do tempo de condução para cumprir os regulamentos de emissões dos estados.

Lembre -se desses pontos -chave críticos para evitar confundir um com o outro durante as compras da parte do carro.