Um ventilador de embreagem geralmente é esquecido, mas é uma das peças mais importantes do motor projetadas para ajudar a equilibrar uma zona de temperatura segura em seu automóvel.

Mas quando dá errado, algumas pessoas nem percebem isso, pois estão completamente no escuro sobre os sintomas do ventilador de embreagem ruim .

Se você estiver no mesmo barco, verifique nosso artigo para obter um conhecimento mais aprofundado sobre esse mecanismo essencial.

O que é um ventilador de embreagem?

Esses tipos de fãs são classificados no design e nas marcas fabricadas. Vamos verificar esta lista:

Uma embreagem de ventilador térmico

Esta embreagem do ventilador lidará com o fluxo de ar derramando sobre o radiador, afetando e respondendo diretamente a ele.

Mais especificamente, uma bobina do núcleo no meio de um ventilador de embreagem térmica deixará sua válvula interna sair ao encontrar o ar aquecido.

Depois de passar pelo radiador aquecido, esse ar será resfriado imediatamente sob o efeito do fluido de silício liberado pela válvula. Portanto, a temperatura geral do motor também é reduzida.

Uma embreagem de ventilador de limitação de torque

Esse tipo é especial, pois não reage diretamente à temperatura do ar, mas à velocidade dos carros.

As lâminas do ventilador estão trancadas no vale, uma vez que o fluido pesado de silicone é autorizado a deixar sair da válvula centrífuga.

Quando você dirige seu carro em alta velocidade, esta embreagem de ventilador de limitação de torque será gradualmente ativada e a roda livre entre 2500 e 3000 rpm, enquanto o reverso é verdadeiro para uma velocidade ociosa ou baixa.

Uma embreagem de ventilador eletrônico

Em outras palavras, dependendo de situações específicas, como velocidade inativa ou alta do motor e acima de um limite de temperatura anteriormente programado, ele será ligado ou desativado pelo PCM.

Sintomas do ventilador de embreagem ruim - 4 sinais cruciais

Consequentemente, quando o ruído do motor é anormalmente mais alto, algo errado acontece dentro do seu carro e interrompe toda a operação. Pode ser o seu ventilador de embreagem sendo esmagado e quebrado por lâminas flexionadas.

Fan gira

Outro sintoma defeituoso da embreagem do ventilador é o giro ininterrupto de um ventilador. Se o ventilador ainda funcionar incansavelmente após o desligamento do motor inteiro, isso pode indicar alguns problemas.

Normalmente, o fluido de silicone vazado é o principal culpado por trás dessa edição. Esse fluido é frequentemente liberado pela válvula interna sob o controle de um ventilador da embreagem.

Quando é quebrado, o fluido ainda é derramado quando o ar aquecido chega, fazendo com que o ventilador gire.

Como verificar um ventilador de embreagem ruim?

Como mencionado anteriormente, o ruído excessivo pode ser audível a partir da cabine interna é um sinal da quebra do sistema de ventiladores. Portanto, é aconselhável levar em consideração esse mau sintoma de embreagem de fãs .

Depois de diagnosticar o sintoma, você pode verificar o carro segurando a mão na frente da ventilação, pois a passagem do ar quente pode ser soprada pelo CA.

Etapa 3: Inicie seu automóvel e olhe para o ventilador

Aqueça seu motor depois de alguns minutos. Em seguida, o ventilador da embreagem deve chutar posteriormente. Abaixo estão algumas dicas para você verificar:

  • Não há sinal de envolvimento do ventilador quando o CA é ativado.
  • O ventilador não está ligado enquanto a temperatura do carro atinge mais de 200 graus Fahrenheit.
  • Alguns ventiladores de embreagem vêm com um termômetro colocado no painel instrumental. Preste atenção à temperatura para saber quando a velocidade do ventilador aumentar.

Etapa 4: Aumente a velocidade do seu carro e observe se o ventilador diminui ou para

Bata no pedal do acelerador e aumente a velocidade do automóvel com menos de 2500 rpms. Se o seu ventilador de embreagem estiver fora de ordem, ele permanecerá na mesma taxa de resfriamento, o que leva ao resfriamento excessivo do motor.

Você deve realizar esse teste em algumas áreas espaçosas para outros segurança, porque quando você aumenta demais a velocidade, o carro pode perder o controle e, por sua vez, causar acidentes.

Examinando a embreagem do ventilador manualmente

Etapa 1: aplique o freio de mão

Você deve garantir que seu carro esteja completamente estacionário com o motor, pressionando o freio de mão ou estourando o capô .

Não inspecione ou corrija nenhum problema com o compartimento do motor enquanto o carro ainda estiver em funcionamento, pois é absolutamente perigoso.

Etapa 2: localize a embreagem do ventilador

Você pode encontrar o ventilador entre o motor e o radiador em frente à bomba de água.

Sua aparência é bastante semelhante a um teto ou ventilador doméstico, mas seu tamanho é maior, com cerca de 30 centímetros de altura, com uma forma retangular ou redonda.

Etapa 3: Examine a condição geral

Você também pode notar o sintoma de uma embreagem ruim do ventilador sem problemas, mostrada pelo deslocamento estrutural.

Normalmente, as pás do ventilador estão alinhadas com o radiador. Essas duas peças de mecanismo permanecem perfeitamente juntas com o motor dentro da carcaça.

Etapa 4: sinta o excesso de movimento do ventilador e da habitação

Empurre -se com cuidado para verificar se eles são quebrados ou danificados. Além disso, o alojamento de metal também precisa de examinar.

Se você encontrar peças que mostrem sinais de chocalho, tudo o que você precisa fazer é substituí -las no tempo.

Etapa 5: Verifique o ponto para vazamentos de óleo

Atrás da embreagem do ventilador esconde um pequeno reservatório de óleo projetado para liberar óleo e manter o ventilador funcionando sem problemas. Quando o óleo vazar da câmara principal, você pode observar facilmente com os olhos nus.

Outra maneira de verificar se há sinais de embreagem de ventilador ruim é que você pode mover os dedos em torno do reservatório para descobrir qualquer revestimento de petróleo à esquerda.

Etapa 6: gire o ventilador manualmente

Pegue a borda de uma lâmina e empurre -a bem. Idealmente, o ventilador não deve girar menos de três rodadas completas ou girar mais de uma vez e meia.

A resistência excessiva pode indicar que a embreagem é propensa à ligação. Pelo contrário, ele pode escorregar quando houver muita roda livre.

Etapa 7: sua embreagem de fãs diagnosticada por profissionais

Às vezes, embora você não consiga encontrar a raiz do problema, pode encontrar um, mas não sabe como resolvê -lo.

A solução mais viável é rebocar seu carro para a garagem de serviço automotivo, se não puder operar corretamente.

A mecânica qualificada aqui explorará os sinais de um ventilador de embreagem ruim e executará as etapas necessárias para ajudar seu ventilador a operar corretamente novamente.

Dicas úteis para um ventilador de embreagem ruim

Apresentaremos algumas dicas diretas para você descobrir sintomas ruins do ventilador da embreagem:

  • Sempre defina a temperatura dentro do seu automóvel abaixo de 99 graus Celsius para evitar o problema de superaquecimento do motor.
  • Se você deseja obter um resultado definitivo da temperatura do ar que passa pelo radiador, use um termômetro para ler.
  • Seria melhor se você substituir o ventilador da embreagem e a bomba de água. Esses dois estão interconectados e podem ser usados ​​juntos com o tempo.

A linha inferior

Felizmente, nosso post ofereceu informações significativas sobre os sintomas do ventilador de embreagem ruim , para que você possa diagnosticar e reparar seu automóvel por conta própria.

Se você achar interessante nosso artigo, siga -nos para obter dicas e informações mais úteis sobre o campo automotivo.

Obrigado por confiar em nosso site. Desejo-lhes tudo de bom!