O medidor de fluxo de ar em massa (MAF) é parte integrante do seu sistema de injeção eletrônica de entrega de combustível. Esse sensor analógico é conectado ao coletor de admissão dos motores após o filtro de ar.

Vamos descobrir mais sobre a leitura normal do MAF em Idle G/S e responder à pergunta O que meu sensor MAF deve ler em Idle ? nós mesmos!

Sensor de fluxo de ar em massa (MAF)

Várias categorias de MAF

Atualmente, os veículos usam uma variedade de sensores de fluxo de ar, sendo o mais comum o medidor de fluxo de ar da palheta mais convencional.

O sensor de fluxo de ar do vórtice Karman e o sensor de tensão do sinal VAF são dois exemplos desse tipo de sensor.

O layout do último é mais atualizado em conceito. Alterar a posição de um refletor contra um fototransistor melhora a precisão com a qual o fluxo de ar pode ser medido.

A combustão aprimorada pelo uso de sensores de arame quente está ganhando popularidade. Os detectores de arame quentes controlados eletronicamente controlados, compõem as peças.

Nesse sentido, um termistor pode ser visto como um controlador de temperatura para medir o ambiente circundante.

No seu carro, os fios quentes de platina são mantidos a uma temperatura constante por um circuito de controle eletrônico. Quando exposto ao ar, o fio esfria rapidamente.

O sensor de fio quente é regulado pelo sensor de fluxo de ar de massa com base em como a diferença de temperatura entre os dois fios muda.

Quando se trata de desempenho, os sensores de fluxo de ar de arame frio estão a par com seus colegas aquecidos. Eles podem, no entanto, detectar a temperatura do ar ambiente, graças a um resistor frio especializado.

Como o MAF é testado?

Um mecânico retirará os dados de um sensor de fluxo de ar de massa para determinar quanto ar está sendo empurrado através do motor em várias revoluções por minuto.

Os dados são comparados aos padrões de fábrica ou a outros dados dos sensores de fluxo de ar em massa para garantir a precisão.

Normalmente, as medições do sensor de fluxo de ar em massa são realizadas em várias velocidades, incluindo RPM do motor, como 1.000 rpm, 2.000 rpm e 3.000 rpm.

É geralmente verdade que um sensor de fluxo de ar poluído ou ruim relatará menos fluxo de ar do que um bom.

De vez em quando, um sensor MAF ruim pode fornecer resultados inflacionados. Os indicadores de desempenho do motor podem variar. Os valores mais altos de fluxo de ar são esperados de um motor maior, como um V6 ou V8.

Se o sensor de fluxo de ar de massa relatar um valor baixo, nem sempre indicará que o sensor de mapa está com defeito.

Um filtro de ar entupido ou um conversor catalítico bloqueado também podem causar leituras reduzidas do sensor do sensor de fluxo de ar.

Os resultados dos sensores de fluxo de ar também são impactados por um grande vazamento de vácuo. Por esse motivo, a mecânica comparará os resultados de um sensor de mapa com os de um sensor de mapa bem conhecido.

Qual é a leitura normal do MAF em Idle G/S?

taxa de fluxo de ar de massa normal em marcha lenta ?

O valor PID do MAF deve ler entre 2 e 7 g/s em marcha lenta e 15 a 25 g/s a 2500 rpm, com base no tamanho do motor.

Os parâmetros de fluxo de ar fornecidos pela maioria dos fabricantes são para o mecanismo de marcha lenta; Outros incluirão detalhes para velocidades constantes do veículo.

Os gráficos de valor PID de fornecedores podem ser encontrados nos testes e protocolos da ferramenta de digitalização AllDatas .

Quais são os sintomas de um sensor defeituoso de fluxo de ar?

Se a carga do motor não puder ser determinada com precisão a partir dos dados do sensor de fluxo de ar de massa, seu sistema de controle de tração poderá falhar e uma luz de aviso poderá iluminar o painel de instrumentos.

Também é possível que o padrão de mudança de transmissões automáticas seja alterado pelo mesmo motivo.

P0102 - Circuito de fluxo de ar de massa ou volume de baixa entrada

P0103 - Circuito de fluxo de ar de massa alto

Ter uma saída de alta tensão do sensor de fluxo de ar de massa para a unidade de controle do motor é indicado pelo Código de Problemas P0103 (ECU).

O código de erro P0103 é frequentemente precedido pela iluminação da luz de aviso do mecanismo de verificação sobre o cluster de instrumentos.

Na maioria das situações, o carro é dirigível. Geralmente, o motor tem um desempenho próximo, embora às vezes possa sair pela culatra, tem problemas de energia e ocioso um pouco mais alto que o habitual.

Quando um motor não está funcionando bem, ele deve ser corrigido o mais rápido possível para evitar danos internos adicionais.

P0104 - Circuito de fluxo de ar em massa intermitente

- 2 e 7 G/S em marcha lenta e 15 a 25 g/s a 2500 rpm.

No entanto, você deve verificar seu MAF regularmente e manter o sensor MAF de seus carros lendo corretamente para garantir sua segurança ao dirigir.