Você já experimentou uma circunstância em que uma falha de ignição apareceu de repente no mecanismo de combustão interna de veículos?

Mais tarde, requer um tempo mais longo do que o normal para o motor começar. Em outras palavras, tente muito mais reiniciar. Depois de momentos de esforço, ele finalmente opera, mas imediatamente desliga novamente quando o calor se eleva.

Se a descrição acima parecer familiar, talvez o componente Optispark no motor esteja falhando. Vamos descobrir o que é e como diagnosticar e corrigir o C5 Opti Spark problemas por meio deste artigo!

O que é uma faísca C5 Opti?

O termo Opti Spark refere -se ao distribuidor de ignição, que possui um recurso de gatilho óptico. E C5 na frase C5 Opti Spark refere -se a um motor de veículo.

Esse recurso permite um mecanismo de tempo mais preciso, apoiando os processos de Spark e injetor de pulso.

A General Motors (GM) é o pai desta invenção. Seus componentes incluem uma seção óptica, um rotor e uma tampa de alta tensão.

C5 Opti Spark Recomendação de diagnóstico

Às vezes, as pessoas supõem que o problema veio do próprio Optispark . Eles até pensam em uma atualização do LT1 Optispark ou em outras opções de atualização adicionais assim que não aparecerem problemas de partida.

No entanto, a quebra dos sistemas de injeção de combustível afetará o desempenho dos distribuidores de ignição.

Verifique a bomba de combustível

Essa abordagem de diagnóstico requer pelo menos duas pessoas. Um girará o interruptor de ignição e o outro ouvirá o som das bombas em execução.

Uma vez que o motor de combustão interna não é fornecido com gás, o veículo não poderá iniciar. Na maioria dos casos, a bomba de combustível precisa ser substituída .

Inspecione a capacidade de pressão do combustível

Em alguns casos, a bomba de gás funciona bem, mas a válvula da porta de pressão de combustível não. Podemos empurrar ligeiramente essa porta para ver se o combustível é pulverizado à medida que o sistema foi projetado para ter uma certa pressão.

Caso contrário, o problema está aqui, não o Optispark LT1 .

NB não deixa coisas inflamáveis ​​perto da área de teste, pois o combustível pode ser pulverizado.

Veja os códigos da ECM (Módulo de Controle do Motor)

Certos códigos ilustram uma faísca Opti falhada. No entanto, nem sempre está configurado. Eles são

  • 16: Este código mostra principalmente quando o distribuidor Opti-Spark tem um problema. Por exemplo, o proprietário deve ter uma substituição de 92 Corvette Optiscark se seu Corvette obtiver esse código.
  • 36: Código 36 significa que o ECM não pode reconhecer um pulso de distribuidores de ignição com alta resolução. Em outras palavras, a questão está em Optispark .
  • Alguns outros códigos relacionados ao Opti Spark são 42, p0323, p0335 e p01371.

Conectores e terminais

Vale a pena verificar essas peças, porque a maioria dos veículos GM equipados com motores LT tem mais de quinze anos. Por exemplo, o Corvette Optiscark de 1993 , 1995 Corvette Optispark , etc.

Portanto, os conectores e os terminais sob o alojamento sofreram muitos anos de calor intenso.

Além disso, sempre que um conector estiver desapegado, há uma chance de que os terminais sofram danos.

Se as conexões se tornarem fracas, quebradas ou instáveis, é realmente difícil para o distribuidor Optispark funcionar bem.

Algumas oficinas de reparo de automóveis relataram que geralmente são confrontadas com terminais não vinculados, que são difíceis de detectar.

Recomendação:

  • Para os proprietários do distribuidor LT1 Optispark , tenta limitar o número de desconexões e depois se conectar novamente.
  • Verifique e verifique se cada terminal de todo o motor está bem vinculado.
  • Quando ocasionais não acontecem, vamos fazer verificações de fiação para a integridade de todos os terminais.

Tensão

Recomendação:

  • Lembre -se de substituir os componentes circundantes, como velas de ignição, bobina de ignição e fios da vela de ignição para melhorar a longevidade do distribuidor Optispark .
  • Não deixe os fios logo acima do coletor, pois o calor reduzirá a vida útil das unidades e levará a uma maior demanda de tensão pelo sistema de ignição.
  • Tenha cuidado ao usar amplificadores de ignição, especialmente os de pós -venda, pois eles levam ao acúmulo de ozônio. É um fator que reduz a vida dos distribuidores de ignição.

Umidade

  • Não deixe que o veículo experimente a lavagem do material rodante, pois a água de alta pressão pode fluir para o distribuidor de ignição.
  • Ao lavar em casa, os proprietários da série LT não devem lavar com um pulverizador de água de alta pressão.

Conclusão

O C5 Opti Spark precisa ser tratado com cuidado para operar sem problemas por causa de sua vida longa. No entanto, nem sempre culpe o Spark Opti por circunstâncias de desligamento sem início ou intermitentes.

Existem muitas raízes possíveis por trás desses sintomas, e esse distribuidor de ignição é apenas uma parte delas.

Portanto, lembre -se de olhar para a verificação geral antes de inspecionar o interior, como verificações de fiação, tensão e umidade. Espero que todos possamos abordar nossos problemas raízes depois de ler este post.