A luz do motor de verificação (ou CEL) é ativada para alertar os motoristas alheios de qualquer problema potencial dentro do motor.

Enquanto isso, o líquido de arrefecimento é um líquido do motor adicionado para equilibrar sua temperatura interna e controlar o calor.

Portanto, aqui vem a questão importante: a baixa líquido de arrefecimento pode verificar a luz do motor ? Meu guia se aprofundará no possível relacionamento entre os dois; Continue rolando.

O líquido de arrefecimento baixo pode verificar a luz do motor?

Não é de admirar que o CEL seja forçado a iluminar!

Em outra nota, não confunda as luzes do motor de verificação com a luz do motor do líquido de arrefecimento :

  • CEL pode ser desencadeado por muitos problemas, não apenas as baixas quantidades de líquido de arrefecimento
  • Muitos veículos de carro têm apenas o cel e não a luz do motor de verificação do líquido de arrefecimento
  • Os problemas baixos de líquido de arrefecimento nem sempre desencadeiam o CEL - a menos que causam danos ao motor grave o suficiente (ex: condições de superaquecimento) que forçam o CEL a iluminar.

Como corrigir os sintomas baixos do líquido de arrefecimento para desligar a luz do motor de verificação?

E não se esqueça de seus suportes, manuais de carros e roupas de proteção para possíveis lesões por queimação.

Etapa 2. Desligue o veículo e espere o motor esfriar

Aguarde até que seu motor fique completamente frio para evitar escaldantes graves.

O processo pode levar de 5 a 30 minutos, dependendo da temperatura circundante e do histórico de uso (Ex: o carro está ocioso há dias ou apenas recentemente usado?)

Etapa 3. Encontre seu reservatório ou radiador do líquido de arrefecimento

Na maioria dos carros, o reservatório tem uma cor translúcida com tampas pretas ou de metal, acompanhadas por uma mangueira conectada aos radiadores.

Você deve encontrá -los na frente do motor (atrás das churrasqueiras) com a faixa de preenchimento marcada ao lado.

Para saber onde está exatamente o radiador/reservatório, seria melhor consultar seus manuais de serviço para diretrizes e instruções.

Etapa 4. Tire a tampa do líquido de arrefecimento

  • Verifique se as tampas do líquido de arrefecimento não estão quentes. Se eles queimarem sob sua mão, não os abra; O fluido escaldante e o gás pressionado podem sair e deixar queimaduras graves em sua pele!
  • Quando o motor esfria um pouco, solte a tampa do reservatório gradualmente para ajudar a liberar a pressão presa. Abra pouco a pouco; Não faça isso abruptamente.
  • Use um pano grosso ou pano para melhor segurança quando finalmente desaparafuse a tampa. Além disso, óculos de segurança e luvas são altamente recomendados (mesmo quando o motor permanece frio) para evitar lesões.

E se as tampas do líquido de arrefecimento estiverem muito apertadas? Pressione -os ao torcer para ajudá -los a soltar. Eu também sugiro usar pequenos tapetes de borracha abaixo do pano para obter uma melhor aderência.

Etapa 5 (opcional). Escorra seu antigo refrigerante

  • Remova as tampas de pressão/radiador dos tanques de líquido de arrefecimento. Localize o pau de drenagem e desaparafuse -o de acordo com os manuais. Como os galos de drenagem são divididos em vários estilos (trimestres de quarto e virada, trimestres e roscas de parafusos), lembre-se de ler as diretrizes com cuidado.
  • Remova a mangueira do motor e o grampo do radiador; Se seus grampos estiverem no estilo de mola, use um alicate para puxá-los do pescoço.
  • Escorra o restante do líquido de arrefecimento do motor. Uma vez feito, devolva as mangueiras do radiador e escorra galos para seus lugares.
  • Etapa 6. Crie a mistura de refrigerante

    Compre -os de revendedores; Não recorra a produtos alternativos mais baratos que não se encaixam nas demandas de carros.

    Etapa 7. Adicione o líquido de arrefecimento no tanque

    Antes de prosseguir, não se esqueça de verificar as linhas min (mínimo) e máximo (máximo) no reservatório ou tanque de transbordamento.

    Eles indicam onde estão os níveis de líquido de arrefecimento atualmente: qualquer coisa próxima ou abaixo do min significa que os refrigerantes extras serão necessários.

    • Você pode usar água destilada ou refrigerantes diluídos em emergências. No entanto, eles devem ser considerados o último recurso; Substitua -os imediatamente quando os recursos estiverem disponíveis.
    • A melhor maneira de adicionar refrigerante é através dos tanques de refrigerante em vez do radiador. Ainda assim, o último pode ser aceito se o seu carro for um modelo clássico e mais antigo, sem tanque de transbordamento (desde que seu motor já tenha esfriado). Encha os radiadores lentamente até que o líquido de arrefecimento atinja uma polegada embaixo do pescoço dos radiadores.
    • Sempre use funis para manter o derramamento afastado. Dessa forma, o líquido de arrefecimento nunca se derrama no chão ou se agarra à sua pele. Lembre -se de quão perigoso essa substância pode ser e tenha cuidado extra a cada passo do caminho.

    Etapa 8. Espere antes de dirigir

    Depois de adicionar os refrigerantes com meus passos acima, feche o capô dos carros e inicie seu motor.

    Mantenha -o funcionando até que o medidor de resfriamento/aquecimento dos traços atinja a temperatura operacional padrão - o que deve levar apenas alguns minutos.

    • Se você adicionar refrigerantes do motor depois de dirigir:

    Quanto tempo você deve esperar depende da temporada atual, do tempo gasto na rua e da velocidade de direção.

    Por exemplo, a uma curta viagem de carro de uma loja 24/7 nas proximidades requer 20 a 30 minutos de espera; Enquanto isso, a rodovia que passa a 70 mph significa que seu veículo precisa de pelo menos 1 hora para descansar.

    Além disso, os climas mais frios diminuem seu tempo de espera - enquanto o verão longo aumenta.

    Etapa 9. Verifique os níveis de líquido de arrefecimento do motor novamente. Procure vazamentos externos de líquido de refrigeração

    O líquido de arrefecimento baixo causa luz do motor ? Sim, mas após o novo fluxo de refrigerante, a luz ainda se recusa a desligar; o que aconteceu? Então, um dos cenários abaixo deve ter acontecido com seu carro:

    • Seu mecanismo de verificação termostatos de refrigerante leve estão presos abertos
    • Os sensores de temperatura do líquido de arrefecimento de verificação estão em falta
    • Outras questões estão por trás do CEL ativado

    Para os dois primeiros (termostatos presos e sensores defeituosos), seu único trabalho é substituí -los. Mas o último cenário é muito mais sério.

    As CELs ativadas e os baixos fluidos de líquido de arrefecimento que acontecem simultaneamente levam à crença comum de que este último desencadeia o primeiro - mas esse nem sempre é o caso.

    O CEL piscando também pode resultar de vários outros motivos, portanto, use uma ferramenta de varredura para ler seus códigos de erro e descer à raiz do problema.

    Com que frequência você deve verificar o refrigerante leve do motor?

    O líquido de arrefecimento baixo pode verificar a luz do motor? Sim, se causar problemas graves do motor que podem desencadear a luz de aviso, como superaquecimento ou leituras de dados erradas.

    Adicione o líquido de arrefecimento de acordo com minhas diretrizes para desligar a luz do motor de verificação de líquido baixo .

    Se você luta com qualquer parte do processo, ou a luz ainda estiver acesa após o preenchimento do líquido de arrefecimento, escreva para mim para obter mais conselhos especializados.