As atualizações de carros de pós -venda sempre foram consideradas arriscadas, pois um pequeno passo em falso pode atrapalhar todo o design e o sistema interno.
O mesmo se aplica à troca de TCE pelo carboidrato : os iniciantes devem seguir com extrema cautela para garantir que o carro ainda funcione corretamente após essas alterações.
Minha equipe adoraria se aprofundar mais nesse assunto para elevar a confusão para iniciantes. Continue rolando para mais.
O que são TBI e carboidratos?
Toda a mistura é então transportada para os cilindros.
Como eles diferem?
Como pode ser visto, seus sistemas de entrega de combustível diferem claramente. O TBI injeta combustível via controle eletrônico, enquanto os carburadores misturam mecanicamente ar e combustível para entregar a mistura ao seu motor.
Embora o TCE seja mais eficiente e tenha um maior controle de emissões, seus preços exorbitantes, configurações complexas e problemas de acompanhamento após a limpeza desencorajaram muitos motoristas.
Os carburadores, com seu design simples e baixo custo, continuam sendo a tendência para vários modelos de carros; Não estou surpreso que as pessoas queiram mudar seu TBI atual para carboidratos .
Trocando o TBI por carb: Quais são as partes mais importantes?
Distribuidor
Mudar para um carb requer a necessidade de alterar seus distribuidores também.
E isso é de se esperar: seu distribuidor atual está sendo executado pelo computador; portanto, retirar o TCE, é claro, removerá esse computador também.
A melhor alternativa do distribuidor para esses casos seria o HEI (abreviação de ignição de alta energia), que promove faíscas mais poderosas e melhor uso das lacunas mais amplas entre as velas de ignição.
Como tal, a combustão se torna mais poderosa e completa, fantástica para o desempenho atualizado do motor.
Reguladores de combustível ajustáveis
O TCE transmite combustível a uma pressão muito maior do que as demandas de carboidratos, para que os antigos reguladores não sejam exatamente compatíveis com essas novas atualizações.
Você pode considerar a instalação de reguladores de combustível ajustáveis na sua linha de combustível.
Bombas de combustível
Se você não é realmente um fã de reguladores de combustível ajustável, as bombas de combustível são outra opção.
Eles são mais simples, pela primeira vez - e as chances são de suas bombas de combustível atuais já estão envelhecendo. As substituições serão apenas uma questão de tempo.
Transmissão
- Compre computadores controladores de transmissão (de uma concessionária ou online está bem).
- Instale uma transmissão totalmente diferente, que não usa eletrônicos. Para esta opção, também pode ser necessário um cabo de kick-down.
Filtro de ar ou limpador
Um filtro de ar/limpador não é realmente necessário em todos os casos, mas ainda é altamente recomendado.
Como os coletores de admissão estão enviando ar para o carboidrato a uma pressão mais alta, deve haver alguns filtros de proteção para impedir que os detritos entupam o interior.
Carburadores
Eles são os mais óbvios, então eu decidi salvá -los para o final.
Não apenas instale um carburador aleatório; Você deve fazer pesquisas adequadas para decidir qual configuração e durabilidade funcionarão melhor - mesmo que as opções não pareçam muito diferentes à primeira vista.
Outros fatores contribuintes (garantia, capacidade etc.) também desempenham um papel enorme.
Trocando o TBI por Carb: Como fazê -lo?
Além disso, para jogar no lado seguro, mantenha um manual de veículo com você, caso aconteçam os contratempos.
Passo dois. Remova seu sistema TBI
Desconecte todas as conexões e baterias elétricas do TBIS. Uma vez feito, remova as linhas de combustível, a ligação do acelerador e o limpador de ar.
Em seguida, retire a junta e os parafusos para destacar completamente o TCE de seu coletor de admissão.
Passo três. Instale seu novo coletor de admissão de carboidratos
Bolte -o seu novo coletor de admissão de carboidratos no bloco do motor do carro. Verifique se o assento da junta está correto e bem alinhado com a porta do coletor.
Etapa quatro. Instale o carb
Agora instale seu carboidrato no novo coletor de admissão; Enquanto isso, verifique se os principais parafusos de montagem foram corretamente apertados.
Prenda a ligação do acelerador e as linhas de combustível ao carboidrato e depois acabe o filtro de ar/limpador.
Etapa cinco. Instalar reguladores de pressão de combustível
Novamente, use os manuais ou instruções para ajustar o tempo de ignição dos carboidratos. Para garantir que seja configurado corretamente, use luzes de tempo.
Etapa sete. Ajuste seu carburador
Inspecione e altere as configurações de carboidrato para garantir a taxa de combustível de ar correta. Você pode iniciar e executar o motor por 4-5 minutos primeiro e depois alterar os parafusos de mistura e a velocidade de marcha lenta, se necessário.
Etapa oito. Teste/ajuste seu novo sistema
Entre no carro e teste-drive. Existem problemas remanescentes como códigos de erro de entrega de combustível, problemas de tempo de ignição ou insuficiência de baixa?
Se sim, ajuste o carro novamente até que ele funcione sem problemas.
Etapa nove. Aproveite o seu motor carburado
- Desempenho: O medidor de combustível preciso acima também oferece toneladas de outros benefícios, incluindo a maior drivabilidade e resposta do acelerador.
Enquanto isso, os carburadores podem experimentar pequenos atrasos de resposta.
Ainda assim, lembre -se de que esse sentimento nem sempre se aplica a todas as trocas; Existem centenas de tipos e modelos de carburador.
Além disso, você sempre pode dar aos carboidratos ajustes extra (com a ajuda de um kit de troca de TCE para carboidratos ) para otimizar seu tempo de ignição, mistura de combustível-ar e outros parâmetros relevantes.
Se bem feito, eles podem oferecer entrega de transmissão/ combustível comparável ou ainda melhor do que seus colegas do TBI.
Perguntas frequentes
Em outra nota, o cheiro de oídio também é outro culpado em potencial.
Os carburadores superaquecem ou feriram?
Sim. Frute/superaquecimento está entre os problemas mais populares com motores e carros carburados. Portanto, você deve verificá-los com frequência, pelo menos a cada dois a três meses.
Conclusão
Trocar o TBI por carboidrato é possível, mas bastante complexo.
Embora meu artigo ofereça um guia de bricolage detalhado para a troca de carboidratos do TBI , eu não recomendo que você execute esta tarefa por conta própria.
Buscar ajuda de um especialista - ou pelo menos de alguém que você conhece com experiência decente no assunto - seria ótimo.